Quinta, 30 de março de 2017

(Ex 32,7-14; Sl 105[106]; Jo 5,31-47) 
4ª Semana da Quaresma.

Os judeus tinham suas razões para esperar na palavra de Moisés, pois no passado, como quem fala com um amigo, ele intercedeu a Deus pelo povo que está adorando outras divindades, esquecidos do seu Deus, mal saíram do Egito pela mão poderosa do Senhor. Eles estão para cometer o mesmo erro ao rejeitar o próprio Jesus que lhes fala, fiando-se mais na leitura literal das Escrituras, sem compreender a salvação que lhes é oferecida: “Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu” (Jo 5,45-46). A narrativa do bezerro de ouro traz consigo o perigo da idolatria que nos ronda com a falta de memória de quem é o nosso Deus: um Deus misericordioso, mas ciumento do que é seu. Onde estou, com quem estou exatamente nesse processo de caminhada na fé?


 Pe. João Bosco Vieira Leite