Quarta, 29 de março de 2017

(Is 49,8-15; Sl 144[145]; Jo 5,17-30) 
4ª semana da Quaresma.

“... para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’” (Is 49,9). Começando por um discurso que fala da própria vocação. Sua missão é trazer de volta a Jerusalém o povo exilado, por isso o convite para liberdade e para a luz. Lendo esse convite na perspectiva quaresmal poderíamos nos perguntar o que nesse momento me ‘prende’ ou me condiciona não permitindo uma relação mais próxima com Deus. Do que sou convidado a me libertar? Há muitas ‘prisões’ de que não nos damos conta, muitas que entramos por contra própria e que podem parecer até bobagem. É sob a luz da Palavra que procuramos fazer esse caminho quaresmal, na verdade do próprio Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida” (Jo 5,24). Páscoa é um processo de passagem, recordamos na noite da vigília ao lermos a travessia do mar vermelho. Em que margem estamos? Em que margem queremos estar? No meio do mar não podemos ficar.


 Pe. João Bosco Vieira Leite