Quarta, 21 de maio de 2025

(At 15,1-6; Sl 121[122]; Jo 15,1-8) 5ª Semana da Páscoa.

“Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo e Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos” At 15,2.

“O capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos leva-nos da Antioquia a Jerusalém para depois fazer-nos regressar de novo a Antioquia. No centro da narração, Lucas coloca o debate na assembleia de Jerusalém (cf. At 16,67-30). Na Igreja de Antioquia, formada por cristãos provenientes do mundo hebraico e do mundo pagão, o Evangelho é pregado aos pagãos sem que lhes seja imposta a circuncisão, e os judeu-cristãos sentam-se à mesa com os pagão-cristãos, ultrapassando assim as leis judaicas da impureza. Esta opção não é partilhada por um grupo de cristãos vindo da Judeia, os quais levantam o problema: ‘Se não receberdes a circuncisão [...] não podereis salvar-se” (v. 2). [Compreender a Palavra:] O ensinamento dado pelos cristãos da Judeia deve colocar-se na sua justa perspectiva. Não se trata de negar a oferta da salvação a todos: eles afirmam que para se salvarem é preciso pertencer antes, mediante a circuncisão, ao povo da promessa. Paulo e Barnabé opõem-se a essa doutrina e discutem animadamente (vv. 1-2). Dirigem-se então a Jerusalém com uma delegação da comunidade de Antioquia, para enfrentar e resolver o problema com os Apóstolos e aos anciãos (vv. 3-21). À sua chegada, contam à Igreja de Jerusalém ‘tudo o que Deus tinha feito por seu intermédio’ (v. 4): é a narração do que acontecera em Antioquia, interpretada como uma ação segundo a vontade de Deus. A primeira resposta formulada por alguns cristãos provenientes do judaísmo parece intransigente: era preciso circundar os gentios e impor-lhes a observância da Lei de Moisés’ (v. 5). Em Jerusalém abre-se então o debate/confronto entre duas comunidades de proveniência religiosa e de orientação teológica diferentes” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).

 Pe. João Bosco Vieira Leite