Quinta, 22 de fevereiro de 2018

(1Pd 5,1-4; Sl 22[23]; Mt 16,13-19) 
Cátedra de São Pedro.

Para sabermos mais sobre a festa de hoje, podemos olhar os anos anteriores no nosso arquivo. A festa gira em torno da realidade do pastoreio que se sustenta na fé professada em Jesus, transmitido como missão a Pedro e a seus colaboradores. Nada mais adequado que o salmo 23 aqui apresentado na íntegra dos seus seis versículos. Atribuído a Davi, onde se traduz a confiança na bondade e na provisão do Senhor. “Nenhuma passagem da Bíblia é mais amada do que o Salmo 23. Ela tem secado mais lágrimas, confortado mais corações, curado mais feridas, e tronou-se mais citada e memorizada do que qualquer outra seção da Palavra de Deus. O soldado no campo de batalha, o estudante universitário solitário e o cristão idoso que se encontra às portas da morte podem testemunhar o poder dessas palavras para encorajar, abençoar e confortar. É quase possível imaginar o rei Davi, rico e bem sucedido, sentado em seu palácio e refletindo sobre os dias de infância. Enquanto pensava sobre como cuidava das ovelhas do pai, Davi foi lembrado de como um Deus fiel havia tomado conta dele. Ele se lembrou de como Deus o havia protegido do perigo e suprido suas necessidades. Pegando a harpa, Davi começou a cantar: ‘O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta’ (v. 1)” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).  Você também pode fazer memória nesse dia. 


 Pe. João Bosco Vieira Leite