Quinta, 19 de junho de 2025

(Gn 14,18-20; Sl 109[110]; 1Cor 11,23-26; Lc 9,11-17) Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

“Então Jesus tomou os cinco pães e dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os

e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão” Lc 9,16.

“Hoje a Liturgia apresenta esta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo em relação ao Sacerdócio de Cristo, cujo dom supremo é a Eucaristia: Sacrifício oferecido ao Pai e banquete apresentado aos homens. A 1ª leitura (Gn 14,18-20) recorda a mais antiga figura de Cristo Sacerdote: Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo. Em ação de graças a Deus, pela vitória de Abraão, oferece Melquisedeque um sacrifício de ‘pão e vinho’, símbolo da Eucaristia. Desta misteriosa personagem, nenhuma indicação dá a Bíblia, quer acerca de sua origem, quer da sua morte. Por isto, escreve S. Paulo: ‘Sem pai, sem mãe, sem genealogia, a sua vida não tem começo nem fim; comparável... ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre’ (Hb 7,3). Melquisedeque é chamado ‘sacerdote eterno’ porque dele não se conhece princípio nem fim. Com maior razão pertence tal título a Cristo, cujo sacerdócio não tem origem humana e, sim, divina: é, por conseguinte, eterno no sentido mais absoluto. A Igreja aplica a Jesus o versículo de hoje, repetido no salmo de meditação: ‘Sois sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque’. No Novo Testamento, terminado o sacerdócio levítico, é unicamente o eterno de Cristo que se prolonga no tempo através do sacerdócio católico. A 2ª leitura (1Cor 11,23-26) apresenta Cristo Sacerdote no ato de instituir a Eucaristia, Sacrifício do Novo Testamento. A narração é transmitida pelo Apóstolo conforme a tradição e o que ele mesmo ‘recebeu do Senhor’ (ibidem, 23). Como Melquisedeque, Jesus oferece ‘pão e vinho’, mas sua bênção realiza o grande milagre: ‘Isto é meu Corpo que é dado por vós... Este cálice é a Nova Aliança no meu Sangue’ (ibidem, 24-25). Não mais pão, e, sim, o verdadeiro Corpo de Cristo; não mais vinho, e, sim, o verdadeiro Sangue. Jesus antecipa na Eucaristia o sacrifício que fará no Calvário, em seus membros dilacerados; antecipadamente o deixa em testamento aos seus, como vivo memorial da Paixão: ‘Fazei isto... em memória de mim’ (ibidem). Pelo que conclui S. Paulo ‘todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor’ (ibidem, 26). Não é ‘memória’ que se limita a evocar um fato passado, nem é anúncio com simples palavras, porque a Eucaristia torna atualmente presente, embora em forma sacramental, o sacrifício da cruz e o banquete da última ceia. Aos fiéis de todos os tempos Nosso Senhor oferece a mesma realidade para que se possam unir ao Sacrifício de Cristo e se alimentar com seu Corpo e Sangue ‘até que ele volte’ (Missal Romano). A Eucaristia, como banquete, é o argumento do Evangelho do dia sob a transparente figura da multiplicação dos pães (Lc 9,11b-17). Não já o longínquo simbolismo do pão e do vinho oferecidos a Deus por Melquisedeque, e, sim, um ato de Jesus, evidente prelúdio da Ceia eucarística. Jesus toma os pães, ergue os olhos ao céu, benze-os, parte-os e os distribui, gestos estes que repetirá no cenáculo quando transubstanciar o pão em seu Corpo. Outro gesto particular chama-nos a atenção: multiplicam-se os pães em suas mãos, e delas passam às dos discípulos que os distribuem à multidão. Igualmente será sempre ele que fará o milagre eucarístico; mas se servirá dos sacerdotes que serão os ministros e tesoureiros da Eucaristia. Por fim, ‘todos comeram e ficaram fartos’ (ibidem, 17). A Eucaristia é baquete oferecido a todos os homens para saciarem a fome de Deus, de vida eterna. A solenidade de hoje é convite a despertar a fé e o amor para com a Eucaristia, para que, mais famintos dela, cheguem os fiéis com maior fervor à Comunhão e saibam suscitar esta fome salutar nos irmãos indiferentes” (Gabriel de Sta. Maria Madalena, OCD – Intimidade Divina – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Quarta, 18 de junho de 2025

(2Cor 9,6-11; Sl 111[112]; Mt 6,1-6.16-18) 11ª Semana do Tempo Comum.

“Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento,

pois Deus ‘ama quem dá com alegria’” 2Cor 9,7.

“Para convidar os Coríntios a serem generosos na coleta para os cristãos da Igreja de Jerusalém (2Cor 8,4; Rm 15,26), Paulo serve-se da sabedoria popular, segundo a qual se semearmos pouco ou muito, pouco ou muito se recolhe também (v. 6); e da Sagrada Escritura, segundo a qual ‘Deus ama quem dá com alegria’, e que a justiça de quem dá aos pobres dura para sempre (vv. 7-9). Por outro lado, a dádiva que se faz aos pobres vem do próprio Deus e Deus multiplicará quer a semente quer o fruto (vv. 10-11). [Compreender a Palavra:] Paulo é grande também, melhor dizendo, precisamente quando se ocupa de coisas pequenas: é disso exemplo este texto que mostra o Apóstolo (como todo o bom pároco) comprometido com uma recolha de fundos. Porque ninguém abre de boa-vontade o porta-moedas, deve motivar o gesto que está pedindo aos Coríntios, e a sua grandeza consiste em nada impor e em saber fazer valer as razões humanas, psicológicas e, sobretudo, teológicas. Quem investe pouco arrisca pouco, diz Paulo, mas recolherá também pouco. O exemplo que utiliza para se fazer entender é o da sementeira, bem conhecido de quem vive no campo, mas também compreensível pelos habitantes da cidade e por todos, enquanto expressão de uma lei universal. O Apóstolo reforça, depois, o seu apelo com as palavras autorizadas da Escritura. Sem motivações tudo é difícil, e, no entanto, os Coríntios, encorajados pelas palavras da Carta, irão distinguir-se pela sua generosidade” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Tempo Comum I] – Paulus).       

Pe. João Bosco Vieira Leite

Terça, 17 de junho de 2025

(2Cor 8,1-9; Sl 145[146]; Mt 5,43-48) 11ª Semana do Tempo Comum.

“Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” Mt 5,48

“Essa magnanimidade de coração, que implica o amor aos próprios inimigos, será fruto, ao mesmo tempo que uma manifestação de que somos verdadeiramente filhos de Deus. Por isso, o Senhor adverte que essa é a maneira pela qual os outros reconhecerão em nós a filiação divina. A bondade de Deus é essencial e ela abarca e ama a todos os homens e a todos beneficia com os dons naturais e sobrenaturais: o sol nasce para todos, para todos é oferecida a graça divina. Ao imitar essa atitude do Pai celestial, o cristão participa de sua bondade infinita. É este o espírito filial, que torna possível para o cristão o descobrimento de um irmão, inclusive naquele que o persegue. Jesus nos propõe o Pai como exemplo de toda perfeição. Exige de nós que constantemente tendamos para o Pai, para imitá-lo na sua santidade; um esforço permanentemente para viver em nós a mesma vida do Pai, que nos faça realmente seus filhos, da mesma natureza que ele, com a mesma bondade, com a mesma santidade e perfeição dele” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

 Pe. João Bosco Vieira Leite

Segunda, 16 de junho de 2025

(2Cor 6,1-10; Sl 98[97]; Mt 5,38-42) 11ª Semana do Tempo Comum.

“Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” Mt 5,38-42.

“A Lei do Talião – ‘olho por olho, dente por dente’ – não encontrou guarida no ensinamento de Jesus. Aquele princípio legal havia sido importante para coibir as arbitrariedades no caso de violência ilimitada, para fazer valer o direito. E funcionava como mecanismo de controle da selvageria e do barbarismo, nas relações interpessoais. Era um passo em direção às relações humanas civilizadas. O discípulo do Reino submete-se a uma lógica diferente. Recusa-se a entrar no jogo do malvado, de forma a desarticular, no seu nascedouro, a espiral da violência. Responde o mal com o bem, não se valendo do que lhe garante o direito. O direito de retaliação é substituído pelo princípio no trato mútuo. A reação paradoxal que Jesus sugeriu aos discípulos, diante da violência, tem uma finalidade concreta: mostrar as possibilidades extremas de aplicação do seu ensinamento. Quem é movido por um amor incondicional ao próximo, descentrando-se de si mesmo, será capaz de fazer gestos radicais para coibir a violência, sem responder com a mesma moeda. O discípulo, na linha das Bem-aventuranças, caracteriza-se como manso e pacífico. Por ser manso, recusa-se terminantemente a recorrer à violência. Por ser pacífico, tudo faz para que os laços com o próximo não sejam rompidos. Mesmo à custa de gestos paradoxais! – Espírito de mansidão, torna-me capaz de não deixar levar pelo desejo de vingança, diante da violência, e sim, de agir conforme o ensinamento de Jesus” (Pe. Jaldemir Vitório, sj – O Evangelho nosso de Cada Dia [Ano C] - Paulinas).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Santíssima Trindade – Ano C

(Pr 8,22-31; Sl 08; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15) *

1. “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que era e que vem”. Assim cantamos na aclamação ao Evangelho, fazendo ecoar e ressoar a doxologia trinitária mais conhecida e diariamente várias vezes repetida, porque amada. Hoje completada com as palavras do Apocalipse 1,8.

2. Nos textos que hoje a liturgia da Palavra nos oferece como alimento escolhido e abundante, Deus deixa-Se entrever, de diversos ângulos, de modo sutil, no seu mistério trinitário. Esse fio de ouro que a atravessa, e quer atravessar e entrelaçar, por pura graça, a nós também.

3. O Evangelho é esse principal fio de luz que ilumina os outros textos e que quer iluminar a nossa vida. É Jesus que está reunido com os seus discípulos nesta última tarde de sua vida terrena. É a quinta vez que, no Evangelho de João, Jesus fala da vinda do Espírito Santo. Sempre apontando para o futuro.

4. “Quando vier”, diz Jesus. Na Bíblia, “vir” é um dos verbos próprios de Deus. É Deus que “vem” ao encontro do seu povo. Jesus é “Aquele que vem”. O Espírito “virá”, com liberdade soberana, divina, pessoal.

5. Ele é o “Espírito da verdade”. Jesus já havia se apresentado como Caminho, Verdade e Vida. O Espírito está, portanto, particularmente vinculado a Jesus. E sua ação consiste em “conduzir”, ao longo do íngreme Caminho, até a meta, que é o próprio Cristo. A relação dos discípulos com Jesus, e a adesão a Jesus é ainda parcial.

6. Revela-se que o Espírito vem de maneira autônoma, soberana, divina, mas não falará a partir de si mesmo, mas de Jesus, que o envia. Assim como Jesus não fala a partir de si mesmo, mas do Pai que o enviou. Mas o que é do Pai é também do Filho, assim o Espírito comunica o que é do próprio Deus.

7. Entre o Pai e o Filho tudo é comum: a Vida, a Divindade, a Glória. Três termos precisos e preciosos para indicar exatamente o Espírito Santo, que é a Vida, a Divindade, a Glória que une consubstancialmente o Pai e o Filho, sendo o Espírito Santo a divina Comunhão entre os três, o único Deus.

8. O Espírito age na interioridade da inteligência da fé, avivando as brasas do desejo da Palavra primeira e criadora no coração de cada ser humano. Esse ensinamento é comparado com a unção de óleo que penetra lentamente. É óleo derramado em nossos corações, como diz Paulo na 2ª leitura.

9. Assim podemos compreender um pouco dessa Sabedoria que nos fala o Livro dos Provérbios. Nesse maravilhoso hino, Deus e a Sabedoria entretecem um diálogo do qual brotam todas as maravilhas da criação, mas que tem como objetivo principal “os filhos dos homens”.

10. E foi precisamente a partir desse encontro feliz entre a divindade e a humanidade que a tradição cristã identificou na Sabedoria divina aqui celebrada o retrato do próprio Cristo. Aquele que João diz que “estava no princípio junto de Deus” (Jo 1,2-4), ou mesmo no dizer de Paulo: “Todas as coisas foram cridas por meio d’Ele” (Cl 1,15-17).

11. São pequenos traços ou pegadas da Trindade que os nossos textos revelam sobre esse mistério em torno do qual nossa vida gravita. Sim, Deus é Pai, é Filho, é Espírito Santo. É na comunhão das três pessoas que somos chamados a viver, e já vivemos.

12. Assim podemos concluir com as palavras admiradas de Paulo: “Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Dele e para Ele são todas as coisas. A Ele a glória por toda a eternidade! Amém” (Rm 11,33.36).

* Com base em texto de D. Antônio Couto.

Pe. João Bosco Vieira Leite

Sábado, 14 de junho de 2025

(2Cor 5,14-21; Sl 102[103]; Mt 5,33-37) 10ª Semana do Tempo Comum.

“Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é trono de Deus, nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei” Mt 5,34-35.

“Em outras palavras, ensina e manda Jesus: não devemos jurar de forma nenhuma. Quando ele afirma que não devemos jurar ‘nem pelo céu, nem pela terra, nem por Jerusalém’, está usando uma figura retórica que poderia ser traduzida, hoje, pela simples expressão ‘de forma nenhuma’ ou ‘nunca’. Por quê? O que estaria por detrás desse ensinamento, quando nossas igrejas nos pedem juramentos de amor e de fé em seus vários sacramentos? Estariam estes juramentos em oposição aos ensinamentos evangélicos? Certamente que não! A proibição de Jesus aponta para uma outra realidade: a da fragilidade da fé e do amor cristãos. Tanto a fé quanto o amor são vulneráveis, são frágeis e só são fortes e inabaláveis pela graça de Deus que os sustenta. Quem afirma: ‘Eu creio em Deus’ ou ‘amo meus irmãos por fidelidade a Cristo’, pode tornar-se alvo de zombaria dos que não acreditam nem aceitam as obras de caridade evangélica. Diante do mundo da descrença e do mal, os crentes se encontram desarmados, pois todos podem ter mil razões para crer e mil para não crer. A fé não é, em última análise, um raciocínio, não tem argumentos apodíticos, não é uma evidência, nem é um sentimento incontestável. Pelo contrário, ambos, fé e amor religiosos, são frágeis por natureza, embora sejam uma certeza iluminada, pela graça de Deus. Não é, por isto, com juramentos, que eles se sustentam, mas por graça e ajuda de Deus. Como diz São Cipriano, todos podem ser mártires da fé, mas, aos mártires, só Deus os pode coroar. – Senhor Deus, grande e bom, amparai nossa fragilidade e fortalecei nossa fé, dando-nos consistência no amor. Isto vos pedimos por Jesus, o autor e consumador da fé que professamos. Amém (Neylor J. Tonin – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Sexta, 13 de junho de 2025

(2Cor 4,7-15; Sl 115[116B]; Mt 5,27-32) 10ª Semana do Tempo Comum.    

“E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas

faça crescer a ação de graças para a glória de Deus” 2Cor 4,15.

“Para falar da vitória de Cristo, da qual somos chamados a dar testemunho, Paulo utiliza a imagem de um general romano que volta a Roma vitorioso. Pelo seu caminho queimam-se incensos prenunciando sua vitória e anunciando-a pelo caminho. Seus oficiais eram símbolo e prenúncio de vida, enquanto que os oficiais vencidos eram prenúncio de morte. Paulo utiliza essa imagem em sua Segunda Carta aos Coríntios, assinalando a necessidade de fidelidade àquilo que professamos com nossa fé. Cristo, vitorioso, irmana todos numa só vitória, a vitória da vida, a vitória do sentido. A realidade não pode mais ser tomada de assalto pelo absurdo que nos rodeia diariamente, seja como tragédias, como exploração, como violência. Em meio a tudo isso, a pessoa de fé deve sustentar uma postura de esperança concreta, que gera vida e que perfuma a própria vida e a própria existência, gerando sentido, gerando forças para continuar a caminhada de construção de um mundo melhor. Cristo é nossa vitória, a garantia da vitória, mas as batalhas precisam ser travadas por cada um, Ele não pode simplesmente tirar as dificuldades de nossas vidas. Por isso mesmo, que não seja o odor do medo e do desespero que exalamos em nossa caminhada. Mas nosso testemunho seja firme, testemunho de confiança e esperança, testemunho de quem já vive essa realidade em comunhão com Deus. – Deus e Senhor nosso, tudo o que temos e somos pertencem a ti. Tudo o que construímos e todo o bem que fazemos são inspirados em ti, e buscam forças na experiência de fé que nos concede. Queremos vivenciar cada vez mais essa comunhão vitoriosa em nossas vidas, estando dispostos a vencer nosso egoísmo e pequenez, para que tua vitória resplandeça através de nós. Amém! (Clauzemir Makximovitz – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite

Quinta, 12 de junho de 2025

(2Cor 3,15—4,1.3-6; Sl 84[85]; Mt 5,20-26) 10ª Semana do Tempo Comum.

“Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; ...” Mt 5,22a.

“’Ouvistes o que foi dito... mas vos digo...’ (v.21). Aos da antiga lei foi dito: ‘Não matarás’; mas agora ‘Eu vos digo: todo aquele que se irar...’ (vv. 21-22). Jesus está se atribuindo uma autoridade superior à de Moisés, o grande legislador do povo de Deus; está dizendo muito claramente que ele é superior à própria lei e que tem autoridade para mudá-la. Não só proíbe o homicídio, mas também a ira, o insulto; não só devem ser evitados os pecados externos, mas também os internos e as ofensas causadas pela palavra: a ira e as injúrias. Se Tiago chega a afirmar que ‘a língua (...) nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheio de veneno mortífero’ (Tiago 3,8), não posso ser eu tão extremamente audacioso, que chegue a julgar que nunca ofendo a ninguém com minha língua; muito ao contrário, deverei estar atento e deter-me a examinar, quando e como me escapam palavras ferinas, que possam molestar seu próximo” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite

 

Quarta, 11 de junho de 2025

(At 11,21-26; 13,1-3; Sl 97[98]; Mt 10,7-13) São Barnabé, apóstolo.

“Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e deixaram-nos partir” At 13,3.

“Os dois, Paulo e Barnabé, entraram logo em conflito, no início da segunda viagem missionária, porque Barnabé queria tomar como companheiro João Marcos, enquanto Paulo se opunha, já que o jovem se separara deles durante uma viagem anterior (cf. At 13,13; 15,36-40). Portanto, mesmo entre os santos se produzem conflitos, discórdias e controvérsias. E isto me parece muito consolador, pois vemos que os santos não ‘caíram do céu’. São homens como nós, também com problemas difíceis. A santidade não consiste em não equivocar-se nunca, ou em não pecar. A santidade cresce com a capacidade de conversão, de arrependimento, de disposição para voltar e começar, e especialmente com a capacidade de reconciliar e de perdoar. E assim Paulo, que se havia comportado de maneira mais dura com Marcos, no final se reencontra com ele. Nas últimas cartas de São Paulo, a Filemon e na segunda a Timóteo, Marcos aparece como ‘meu colaborador’. Portanto, o que santifica não é o fato de não equivocar-se nunca, mas sim a capacidade de reconciliação e perdão. E todos podemos aprender este caminho de santidade. Barnabé, com João Marcos, voltou a viajar para Chipre (cf. 15,39) por volta do ano 49. A partir deste momento perderam-se seus vestígios. Tertuliano lhe atribui a Carta aos Hebreus, algo a que não falta credibilidade, já que, sendo da tribo de Levi, Barnabé podia ter algum interesse pelo tema do sacerdócio. E a Carta aos Hebreus nos oferece uma interpretação extraordinária do sacerdócio de Jesus” (Bento XVI – Os Apóstolos e os primeiros discípulos de Jesus – Planeta).

 Pe. João Bosco Vieira Leite

Terça, 10 de junho de 2025

(2Cor 1,18-22; Sl 118[119]; Mt 5,13-16) 10ª Semana do Tempo Comum.

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens” Mt 5,13.

“Insosso, enjoativo, insípido, desagradável e monótono são as características apontadas por Jesus para classificar pessoas que, figuradamente, perdem suas funções neste mundo. Há falta de sal, de gosto, de tempero, de equilíbrio e de verdade. Quando o relativismo e o besteirol tomam conta evidencia-se a mediocridade e o desinteresse por coisas valorosas. Pode ser até interessante para muitos, porém, para o ser pensante que por Deus foi criado, é o fim do bom gosto, da seriedade e do compromisso. Jesus encarregou seus discípulos para muitas tarefas e uma delas é ser sal da terra. Deveriam eles transmitir os propósitos divinos de tal maneira que possibilitaria que outras pessoas descobrissem a razão do viver, do ser, das coisas que estão à sua volta. Não é uma atividade muito fácil. Seria necessário negar a si próprio, deixar o egoísmo de lado, ser uma pessoa exemplar, honesta, verdadeira. O sal como tempero equilibrado indica um gosto adequado aos alimentos e também os conserva. O sal espiritual faz o mesmo e oferece esperança de um mundo melhor, mais amoroso e compreensivo. É essencial para os moradores deste planeta que os cristãos vivam intensamente a fé. Na Igreja, na família ou na sociedade em geral devem demonstrar dedicação, seriedade e integridade. Onde estiverem levarão a esperança de um mundo melhor e a real possibilidade em torná-lo menos medíocre. – Senhor! Onde houver ódio, ofensa, discórdia, dúvida, erro, desespero, tristeza e trevas que eu leve o amor, perdão, união, fé, verdade, esperança, alegria e luz. Que Jesus seja sempre a inspiração do meu viver. Amém (Arnaldo Hoffmann Filho – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes)

Pe. João Bosco Vieira Leite

Segunda, 9 de junho de 2025

(Gn 3,9-15.20; Sl 86[87]; Jo 19,25-34) Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja.

“Ele tomou o vinagre e disse: ‘Tudo está consumado’. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” Jo 19,30.

“A descrição artística da paixão culmina nos três versículos com que João relata a morte de Jesus. Ele usa três vezes a palavra ‘telestai’, que quer dizer: está consumado, terminado, o objetivo foi alcançado, tudo está completado. Na cruz se completa o amor que Jesus dedicou aos seus. O amor de Deus, ou seja, o motivo da encarnação (3,16), chega ao seu término. Todas as palavras desse texto estão cheias de simbolismo. Inclusive a palavra de Jesus: ‘Tenho sede’ (19,28). Jesus quer beber o cálice da morte, para que tudo seja consumado e ele chegue à sua meta. A sua sede lembra a sede da samaritana. Não é só o ser humano que tem sede de Deus, em Jesus vemos que Deus também tem sede do homem que corresponde ao seu amor. Mas Jesus tem que passar pelo mesmo sofrimento experimentado pelo salmista: ‘Quando tenho sede, dão-me vinagre a beber’ (Sl 69[68],22). Com o vinagre, Jesus bebe até o fundo a amargura humana. E assim ele livra o homem do veneno de seus sentimentos amargurados” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Pentecostes

(At 2,1-11; Sl 103[104]; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23)*

1. As leituras da festa de Pentecostes nos permitem colher um aspecto fundamental da ação do Paráclito: o Espírito Santo como criador, ou a potência criadora do Espírito, como cantamos no salmo: “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai”.

2. O nosso evangelho salienta o gesto de Jesus que sopra sobre os apóstolos, recordando o gesto criador de Deus ao soprar e dar vida ao ser humano. Cristo está nos dizendo que o Espírito Santo é o sopro divino que dá vida à nova criação, como fez no passado. Criar é uma prerrogativa divina.

3. Proclamar que o Espírito Santo é criador, significa dizer que a sua esfera de ação não está restrita só à Igreja, ainda que nela aja de modo diferenciado, mas se estende, de diferentes maneiras, à toda criação. Nenhum tempo, nenhum lugar, está excluído de sua benéfica ação.

4. Ele age fora da Bíblia e dentro dela; age antes de Cristo, ao tempo de Cristo e depois de Cristo, ainda que jamais separado d’Ele. Ninguém pode subtrair-se à sua luz benéfica, como ninguém pode subtrair-se ao calor do sol.

5. A coisa mais importante, a propósito da força criadora do Espírito Santo, não é compreendê-lo ou explicar suas implicações, mas fazer a experiência. E o que significa fazer a experiência do Espírito como criador? Para descobrir é preciso voltar ao Gênesis.

6. Lá se diz que a terra, criada por Deus, “era sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2). O texto nos deixa perceber que à Sua presença, o criado assume seus contornos, a luz separa-se das trevas, a terra firme do mar e tudo toma uma forma definitiva.

7. O Espírito Santo é aquele que faz passar o criado do caos ao cosmo, que faz disso algo belo, ordenado, limpo: faz disso um “mundo”, segundo o significado original dessa palavra. A ciência nos ensina que este processo durou milhares de anos, mas o que a Bíblia quer nos dizer em sua linguagem simples e altamente imaginativa, é que a lenta evolução para a vida e a ordem atual do mundo não vem ao acaso, obedecendo a cegos impulsos da matéria, mas por um projeto, colocado nela, desde o início, pelo Criador.

8. E essa ação criadora de Deus não ficou restrita ao início. Ele não só conserva a criação, mas governa com sua Providência o mundo, mas também no sentido que sustenta e comunica continuamente ser e energia, impulsiona, anima e renova a criação.

9. Aplicado ao Espírito Santo, isto significa que é Ele que sempre faz passar do caos ao cosmo, da desordem à ordem, da confusão à harmonia, da deformidade à beleza, da velhice à juventude. Tudo isso, não de maneira mecânica e súbita, mas agindo ao interno da mesma evolução natural das coisas e das espécies, ‘renovando a face da terra’.

10. Tudo isso em todos os níveis: no macrocosmo e no microcosmo, no universo inteiro como em cada ser humano em particular. Devemos crer que, não obstante as aparências, o Espírito Santo opera no mundo e o faz progredir. Quantas descobertas novas, não só no campo físico, mas também naquele moral e social.

11. Certamente há nesse momento tanto caos em torno a nós: moral, político, social. O mundo tem agora tanta necessidade do Espírito de Deus, por isso não devemos cansar de invocá-lo com as palavras do salmo: “Envia teu Espírito Senhor, e da terra toda face renovai”.

12. Mas olhemos também esse pequeno mundo que é nosso coração com seus desejos, projetos, propósitos, repleto de contrates e em luta entre eles, que faz de nós um enigma a nós mesmos. Carregamos em nós um vestígio desse caos primordial. É desse abismo que nosso espírito invoca ao Senhor, a fim de que crie, em mim, novos céus e nova terra.   

13. Por isso, a cada dia, é importante iniciar a jornada com o Espírito Santo, para que transforme o nosso caos noturno na luz da fé, da esperança e da caridade. “Vinde Espírito Santo...”.  

* com base em texto de Raniero Cantalamessa 

Pe. João Bosco Vieira Leite

Sábado, 07 de junho de 2025

(At 28,16-20.30-31; Sl 10[11]; Jo 21,20-25) 7ª Semana da Páscoa.

“Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu;

e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro” Jo 21,24.

“O capítulo 21 termina de uma maneira estranha: ‘É este discípulo que testemunha essas coisas e as escreveu, e nós sabemos que o seu testemunho é conforme a verdade. Jesus fez ainda muitas outras coisas; se as escrevessem uma a uma, o mundo inteiro não poderia, penso eu, conter os livros que se escreveriam’ (21,24-24). Não precisamos ler tudo o que se escreveu sobre Jesus. Basta meditar sempre de novo as palavras que o discípulo amado nos transmitiu no evangelho de João. Elas nos querem abrir os olhos para o que é essencial. Não se trata de saber muito, importa, isso sim, entender. Não se trata de contar a história de Jesus em sua ordem cronológica. Importa ver nele o revelador que afasta o véu que cobre tudo, para que entremos na realidade, concordando com o maravilhoso, como diz Peter Schellenbaum. Fundiu-se com a realidade, estar de acordo com o que é real, continua Schellenbaum, leva a um novo sentir da vida, uma nova experiência direta, à vida verdadeira, pois muitas vezes estamos mortos, presos em obsessões recorrentes (SCHELLENBAUM, 2001, p. 306s). Segundo Gregório de Nissa, a última frase do evangelho de João nos mostra que o espírito de Deus ultrapassa toda a compreensão humana. Por isso é impossível encerrá-lo em livros. O mundo inteiro é incapaz de abarcar a plenitude dos ensinamentos de Cristo. ‘Como Deus criou todas as coisas com sabedoria, e como a sua sabedoria não tem limites, é impossível para o mundo, restringido pelos seus próprios limites, conter em si toda sabedoria ilimitada’ (Citado segundo SANFORD, 1997, p. 213, v. 2). Todo livro escrito só tem o sentido de ajudar a compreender o mistério da vida e do amor que Jesus revelou e que o discípulo amado testemunhou” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola).    

Pe. João Bosco Vieira Leite

Sexta, 6 de junho de 2025

(At 25,13-21; Sl 102[103]; Jo 21,15-19) 7ª Semana da Páscoa.

“Tinham somente certas questões sobre sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo” At 25,19.

“Agripa é testemunha da última grande apologia de Paulo: o Apóstolo dá testemunho não só diante dos governadores, mas também diante de um rei (cf. Lc 21,12 e At 9,15). O processo segue o modelo do processo de Jesus, o primeiro mártir: também o Mestre compareceu diante do procurador romano e depois perante Herodes Antipas (cf. Lc 23,4.14.22). De igual modo para Paulo temos três declarações explícitas da sua inocência (cf. At 23,29; 25,18.25). A história de Jesus continua na história do discípulo. [Compreender a Palavra:] Já passaram dois anos e Paulo continua preso. Festo aproveita a visita do rei Agripa e de Berenice para lhes expor o caso de Paulo, já que ele, como bom romano, não consegue compreender o motivo do ódio dos judeus. Ao resumir o desacordo entre o ‘prisioneiro’ e os judeus, o pagão Festo oferece-nos uma descrição que chega ao âmago do problema; trata-se de ‘discussões a respeito de um Jesus que morreu e que Paulo afirma estar vivo’ (v. 19). No centro da discussão e do debate está, portanto, o tema da ressurreição. Para um pagão ou para um estranho à esperança cristã – como os intelectuais de Atenas – a ressurreição dos mortos podia parecer só uma teoria extravagantemente mítica. Pelo contrário, na perspectiva cristã, a morte/ressurreição de Jesus é o centro, o coração da Boa Notícia. Festo reafirma a sua linha de conduta inspirada nos princípios do direto romano. Paulo, por sua vez, sabe aproveitar a oportunidade de que lhe é oferecida pelo direito: ‘apelou para que a sua causa fosse decidida pelo imperador’: v. 21. Paulo chegará a Roma graças ao seu apelo a César. E com ele, o Evangelho chegará ‘aos extremos da terra’ (At 1,18)” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Quinta, 05 de junho de 2025

(At 22,30; 23,6-11; Sl 15[16]; Jo 17,20-26) 7ª Semana da Páscoa.

“... para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós,

a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” Jo 17,21.

“No evangelho anterior, Jesus tinha nos proposto o tema da unidade dos discípulos, mas insiste, agora, mais intensa e de maneira mais evidente na necessidade dessa unidade e, inclusive, faz a afirmação de que essa unidade deverá transformar-se no sinal pelo qual o mundo conhecerá os discípulos de Cristo e pelo qual o mundo verá obrigado a crer em Jesus, como Filho de Deus. Jesus ora por toda a Igreja futura; o ser uno de Jesus com o Pai há de entender-se analogamente aos seus de sempre, em uma exigência radical de unidade, de tal forma que seja um sinal, perante o mundo, de que ele foi enviado de Deus para a salvação do mundo. A unidade que a Igreja deverá construir em todos os seus filhos, gozá-la-ão estes, depois, na glória do Filho retornado ao Pai. Ao terminar Jesus essa oração ao Pai, pede pela Igreja e por todos aqueles que pertencerão a ela, até a consumação dos séculos. Jesus pediu para seus apóstolos a união dos corações e dos espíritos no amor de Cristo, e continua pedindo-a hoje para todos os fiéis; pede-a para que essa unidade não só una os discípulos no amor, vencendo todas as barreiras, mas para que essa unidade dos cristãos seja um argumento verdadeiro e forte que convença o mundo da verdade de sua missão. Todos os cristãos hão de ser uma mesma realidade, ter um só coração e uma só alma para a fé e a caridade, sendo esta união o melhor testemunho que podem dar de que Jesus Cristo ressuscitou e continua vivendo e atuando ainda hoje em sua Igreja. Se é certo que a unidade dos cristãos vai ser o testemunho e o argumento mais convincente da divindade da Igreja, não é menos certo que o contrário, a desunião, a divisão, as dissensões, os partidarismos opostos, as facções e outras ervas daninhas semelhantes são o maior antitestemunho que os cristãos podem apresentar perante o mundo não crente. O Concílio Vaticano II apresenta-nos a Igreja como sacramento da unidade para o mundo inteiro e recomenda vivamente: ‘O sagrado Concílio exorta os fiéis a que se abstenham de toda inconsequência ou ciúme imprudente, que possam prejudicar o progresso da unidade’. Se bem que essas palavras se refiram à união de todas as confissões cristãs, quando deverão urgir aos cristãos de uma mesma confissão, uma mesma fé, um mesmo batismo, um mesmo e único Deus” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Quarta, 04 de junho de 2025

(At 20,28-38; Sl 67[68]; Jo 17,11-19) 7ª Semana da Páscoa.

“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste,

para que eles sejam um assim como nós somos um” Jo 17,11.

“Os discípulos foram motivo de preocupação para Jesus, no final de seu ministério. Sua oração insistente ao Pai, implorando em favor deles, revela o amor que lhes devotava, e o anseio de que permanecessem fiéis. Jesus pede ao Pai: ‘Guarda-os em teu nome’, ou seja, não permitas que sejam contaminados pela idolatria do mundo, com seu germe de ódio e divisão, e seu egoísmo preconceituoso e excludente. Deixando-se guiar pelo Pai, os discípulos estariam no caminho da salvação. ‘Livra-os da ação do Maligno’. Este não retrocederá nem deixará de investir contra os discípulos de Jesus, só porque estavam sob a proteção do Pai. A audácia deste espírito do Mal seria tamanha o ponto de querer competir com o Criador. Era preciso que o Pai tomasse as dores dos discípulos, para não se tornarem vítimas do Maligno. ‘Consagra-os na verdade’. Por que seriam tentados a seguir insinuações espúrias, Jesus implora ao Pai que lhes aponte sempre as sendas da verdade, que conduzem à comunhão com ele. Sem esta ajuda, os discípulos não poderiam discernir o erro e a mentira, fatais para quem se encaminha para o Pai. A súplica de Jesus resume as necessidades dos discípulos, em vista das pelejas que travariam com o mundo. Para não serem vencidos, precisariam de proteção constante de Deus, e deveriam permanecer unidos, a exemplo do Pai e de seu Filho Jesus. – Espírito de proteção, nas batalhas contra o mundo, coloca-te ao meu lado, cobrindo-me com a bênção protetora do Pai (Pe. Jaldemir Vitório, sj – O Evangelho nosso de Cada Dia [Ano C] - Paulinas).

 Pe. João Bosco Vieira Leite

Terça, 03 de junho de 2025

(At 20,17-27; Sl 67[68]; Jo 17,1-11) 7ª Semana da Páscoa.

“Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer” Jo 17,4.

“A obra de Jesus consistiu em glorificar Deus em sua vida. Agora ansiando pelo momento em que Deus o glorificará recebendo-o de volta na glória que desfrutava junto de Deus, ‘antes que o mundo existisse’ (17,5). Nessas palavras se resume toda a atuação de Jesus de deixar este mundo, onde se viu constantemente confrontado com a resistência e a incompreensão dos homens, para voltar ao Pai. A morte que o aguarda não lhe causa pavor, já que é a passagem que o levará ao Pai. Nela se dará a verdadeira Páscoa, a passagem da terra da alienação e do cativeiro para a terra da promissão que é a terra do amor e da glória de Deus. Como cristãos devemos participar desse desejo de Jesus de deixar este mundo e ir ao Pai. Na fé já realizamos essa passagem. E sempre que rezamos, entramos nesse lugar, sentimos saudade da verdadeira pátria em que estaremos em casa para sempre, onde os nossos olhos se abrirão e onde veremos Deus como ele é” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite

Segunda, 02 de junho de 2025

(At 19,1-8; Sl 67[68]; Jo 16,29-33) 7ª Semana da Páscoa.  

“’Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?’ Eles responderam:

‘Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!’” At 19,2.

“Lucas constrói a sua narração nas grandes cidades. Depois de Jerusalém, Antioquia e Corinto, agora é a vez de Éfeso (cf. At 19). Dois elementos se cruzam no texto: a atividade geral, constante, de Paulo, e alguns episódios que se tornam exemplos de situações e de problemas. Eis então a conversão de alguns discípulos de João Batista (é o trecho de hoje: vv. 1-7), o conflito com os exorcistas ambulantes (vv. 12-20), a revolta dos ourives (vv. 23-41). Os três episódios sevem de exemplo: mostram a confrontação do cristianismo com a comunidade dos discípulos de João Batista, com a magia e o paganismo. [Compreender a Palavra:] Chegado a Éfeso vindo das regiões do planalto, Paulo encontra alguns ‘discípulos’ que não conheciam nem o batismo de Jesus nem o Espírito Santo. O texto chama-lhes ‘discípulos’, e isto significa que de qualquer modo os considera cristãos, embora muito incompletos, tendo aderido à fé (‘Quando abraçastes a fé’) não tinham ainda feito uma opção plenamente cristã, referindo-se, porventura, ora a João Batista ora a Jesus. Paulo explica a esses homens que, no pensamento de João, o Batismo por ele ministrado era o sinal de um regresso a Deus e de uma mudança radical de vida que se teria realizado aderindo ‘Àquele que ia chegar depois dele, isto é, Jesus’ (v. 4). Estes discípulos são agregados à comunidade cristã mediante um duplo sinal eclesial: recebem o Batismo ‘em nome do Senhor Jesus’ (v. 5) e o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos de Paulo (v. 6). Renova-se assim o Pentecostes, como em Jerusalém (cf. At 2,1-13) e na casa de Cornélio (cf. At 10,44-46)” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).

 Pe. João Bosco Vieira Leite